CartaExpressa

Pedido de cassação de Janones por suspeita de ‘rachadinha’ avança na Câmara

Presidente em exercício despachou a representação do PL ao Conselho de Ética nesta sexta-feira 8

Pedido de cassação de Janones por suspeita de ‘rachadinha’ avança na Câmara
Pedido de cassação de Janones por suspeita de ‘rachadinha’ avança na Câmara
Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete avançou na Câmara. Agora, ele responderá por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa.

Presidente interino da Câmara durante a viagem de Arthur Lira (PP-AL) à COP-28, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) despachou a representação ao colegiado nesta sexta-feira 8.

No documento, o PL, presidido por Valdemar Costa Neto, acusa Janones de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.

A solicitação faz referência a um suposto esquema de “rachadinha” denunciado por ex-assessores de Janones e sob investigação no Supremo Tribunal Federal.

O pedido de cassação foi protocolado após o site Metrópoles divulgar áudios que indicam que Janones teria articulado o esquema. A reunião teria sido gravada por um ex-assessor em fevereiro de 2019, logo após o deputado assumir seu primeiro mandato. O parlamentar nega as irregularidades.

“Rachadinha” é o nome dado na política à prática de conceder cargos comissionados (de confiança) em troca de parte dos vencimentos dos funcionários.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo