Política
PEC que turbina salários de juízes terá nova avaliação de impacto financeiro, diz Pacheco
Medida prevê a concessão de um acréscimo de 5% a cada cinco anos de exercício das carreiras


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira 20 que a chamada PEC do Quinquênio, que turbina o salário de juízes, passará por nova avaliação de impacto financeiro antes de ir para votação em plenário.
“Optamos por tirar da pauta em função de todos os acontecimentos do RS, e também dar o tempo para uma avaliação de impacto financeiro”, disse em um almoço no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
“Vamos fazer um aprofundamento nesse estudo em relação à manutenção do que proposta na Comissão de Constituição e Justiça, que foi a extensão a várias carreiras, ou se deve se resumir à originalidade da proposta”, afirmou.
A PEC do Quinquênio, em linhas gerais, prevê a concessão de um acréscimo de 5% a cada cinco anos de exercício das carreiras.
Além de juízes, poderiam receber o incremento de salários, os integrantes do Ministério Público e delegados da Polícia Federal. Segundo o Ministério da Fazenda, essa medida pode custar 42 bilhões de reais por ano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

76% dos brasileiros rejeitam a PEC que turbina salários de juízes, aponta pesquisa Quaest
Por CartaCapital
IFI: proposta que turbina salários de juízes pode custar até R$ 42 bilhões
Por André Lucena