Política
Pazuello testa negativo para Covid-19, diz Ministério da Saúde
Previsão é de que ministro volte a despachar na próxima semana em sua sala no Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira 4 que o vírus Sars-CoV-2, que causa a doença Covid-19, não está mais ativo no organismo do ministro Eduardo Pazuello. O resultado de exame realizado na terça-feira 3 detectou apenas anticorpos contra a doença. “Pazuello está bem e segue sendo monitorado pela equipe médica que o acompanha desde o início do tratamento para a Covid-19, em sua residência, em Brasília”, informou a Saúde.
O ministro recebeu alta do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, no fim da tarde de terça-feira 3. A previsão é de que Pazuello volte a despachar na próxima semana em sua sala, na sede do Ministério da Saúde.
Pazuello teve resultado positivo para Covid-19 em 21 de outubro. Na data seguinte, o presidente Jair Bolsonaro fez uma visita ao titular da Saúde, quando eles gravaram um vídeo sem máscara, apesar de Pazuello estar contaminado. No vídeo, o general disse que tomou o “kit completo” contra coronavírus, incluindo a hidroxicloroquina, medicamento defendido por Bolsonaro, mas que não tem comprovação científica de eficácia contra a doença.
Ao lado de Bolsonaro, o ministro chegou a dizer que estava “zero bala”. O presidente afirmou que Pazuello era “mais um caso concreto” de que o uso da hidroxicloroquina “deu certo”.
Apesar de sinalizar que estava recuperado, Pazuello foi internado na noite de sexta-feira 30 no DF Star, um dos mais conceituados hospitais de Brasília, com quadro de desidratação. Ele ficou neste endereço até domingo 1º. Na mesma data, Pazuello passou a tratar-se no HFA.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


