Pazuello ganha cargo na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência

Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP

Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP

Política

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado para ocupar o cargo de chefe da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, segundo publicação desta terça-feira 1 no Diário Oficial da União. A portaria que dá o posto a Pazuello foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

 

 

O general acaba de se tornar alvo de um processo dentro do Exército. Ele teve que responder à Justiça por sua participação, sem máscara, no ato de Bolsonaro no Rio de Janeiro, em que milhares de motociclistas se reuniram para manifestar apoio ao presidente.

A nomeação ocorre dois meses após Pazuello perder o cargo de ministro da Saúde – o general foi exonerado em 23 de março. Nesse tempo, chegou a ser transferido para a Secretaria-Geral do Exército.

À Secretaria de Assuntos Estratégicos compete assessorar direta e imediatamente o presidente da República no planejamento nacional e na elaboração de subsídios para formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional, segundo a lei.

A pasta foi criada em 2008, destituída na reforma ministerial de 2015 e recriada em 2017. O órgão era chefiado pelo almirante Flávio Augusto Viana Rocha, desde junho de 2020.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem