Política

Pazuello ganha cargo na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência

General, exonerado do Ministério da Saúde em março, vira secretário após nomeação por Luiz Eduardo Ramos

Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado para ocupar o cargo de chefe da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, segundo publicação desta terça-feira 1 no Diário Oficial da União. A portaria que dá o posto a Pazuello foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

O general acaba de se tornar alvo de um processo dentro do Exército. Ele teve que responder à Justiça por sua participação, sem máscara, no ato de Bolsonaro no Rio de Janeiro, em que milhares de motociclistas se reuniram para manifestar apoio ao presidente.

A nomeação ocorre dois meses após Pazuello perder o cargo de ministro da Saúde – o general foi exonerado em 23 de março. Nesse tempo, chegou a ser transferido para a Secretaria-Geral do Exército.

À Secretaria de Assuntos Estratégicos compete assessorar direta e imediatamente o presidente da República no planejamento nacional e na elaboração de subsídios para formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional, segundo a lei.

A pasta foi criada em 2008, destituída na reforma ministerial de 2015 e recriada em 2017. O órgão era chefiado pelo almirante Flávio Augusto Viana Rocha, desde junho de 2020.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo