Política

Paulo Guedes define José Barroso Tostes como secretário da Receita

Auditor fiscal substitui Marcos Cintra, demitido pelo governo após conflitos sobre a criação de imposto nos moldes da CPMF

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro da Economia, Paulo Guedes, definiu o auditor fiscal José Barroso Tostes Neto como novo ocupante da Secretaria da Receita Federal. Tostes substitui Marcos Cintra, demitido após conflitos internos com o governo que envolveram a criação de um imposto aos moldes da CPMF.

O novo secretário tem perfil técnico. Servidor de carreira, é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atua como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), antes em Washington e atualmente em Brasília.

Em 2018, Tostes havia concorrido à lista tríplice para o cargo de secretário da Receita, em eleição realizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). No entanto, não ficou entre os três mais votados.

Em vídeo divulgado durante campanha, o auditor defendeu uma reforma tributária e a autonomia das administrações tributárias na gestão de recursos.

“O nosso sistema tributário, inegavelmente, necessita de muitos ajustes. São inúmeras distorções, desequilíbrios, ineficiências, que já há muitos anos, tornam imperativo fazer algum tipo de reforma na sua estrutura. Inicialmente, salta aos olhos a sua incidência regressiva com a utilização maior da base de consumo e o subaproveitamento da base de renda”, disse.

Ele argumenta que o Brasil tem um sistema tributário complexo sobre o consumo, tanto pelo governo federal, mas também em estados e municípios.

“Certamente, o Brasil tem uma das estruturas mais complexas de imposição sobre o consumo, porque são seis tributos envolvendo três esferas de governo. Não creio que exista uma estrutura tão complexa quanto esta”, afirmou.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar