Política

Paulo Câmara é reeleito em Pernambuco

Governador do PSB venceu disputa no primeiro turno. Amando Monteiro fica em segundo

O governador foi reeleito para um novo mandato em Pernambuco
Apoie Siga-nos no

Paulo Câmara, do PSB, foi reeleito como governador de Pernambuco. Com 100% das urnas apuradas, ele tem 50,7% dos votos válidos e não pode mais ser alcançado por Armando Monteiro, do PTB, que teve 35,9% dos votos. 

Em 2014, ele foi eleito no primeiro turno, com 68% dos votos e foi o candidato a governador mais bem votado do país naquele ano. A partir de 2007, ele passou a exercer cargos públicos durante a gestão de Eduardo Campos, que faleceu em 2014, em um acidente aéreo que o tirou da disputa presidencial. 

Leia também: Resistência de Marília Arraes coloca Pernambuco no centro da eleição

Em 2016, durante seu governo, Câmara participou de um episódio polêmico ao nomear os filhos de Eduardo Campos a cargos na prefeitura e governo do estado. João Campos, na época com 22 anos, foi indicado como chefe de Gabinete do governador. Em 2016, o pessebista foi investigado por suspeita de superfaturamento em obra da Arena de Pernambuco. No ano seguinte, foi citado em uma delação premiada do ex-executivo da JBS, Ricardo Saud.

Câmara teve o apoio do PT na campanha, após o Diretório Nacional barrar a candidatura de Marília Arraes em nome de um pacto de neutralidade entre o PSB e os petistas. O caso gerou protesto da militância petista no estado, que chegou a rejeitar a decisão nacional do partido de retirar Marília da disputa. 

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo