Política

Paulinho da Força é alvo de operação da PF em São Paulo

A operação, chamada de Dark Side, é primeira fase da operação Lava Jato junto à Justiça Eleitoral de SP

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade) é alvo, na manhã desta terça-feira 14, de operação da Polícia Federal em São Paulo e Brasília. A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF está na sede da Força Sindical e em outros endereços ligados ao deputado. São sete mandatos de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de contas bancárias e imóveis dos investigados.

A operação, chamada de Dark Side, é primeira fase da operação Lava Jato junto à Justiça Eleitoral de São Paulo desde o entendimento adotado pelo STF que reafirmou a competência da Justiça Eleitoral para os crimes conexos aos crimes eleitorais.

De acordo com o G1, a operação foi deflagrada após inquérito policial encaminhado à Justiça Eleitoral de São Paulo em meados de 2019, depois da colaboração premiada de acionista e executivos do Grupo J&F.

Segundo as investigações, foi constatada a existência de indícios do recebimento de doações eleitorais não contabilizadas durante as campanhas eleitorais dos anos de 2010 e 2012, no valor total de R$1,7 milhão.

O Ministério Público Eleitoral afirma que os pagamentos teriam ocorrido por meio da simulação da prestação de serviços advocatícios e também com o pagamento de valores em espécie através de doleiros contratados.

O escritório de advocacia, supostamente envolvido, tinha como um dos seus sócios o genro do parlamentar.

Os investigados devem responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo