Política

Partidos protocolam mais um pedido de impeachment contra Bolsonaro

Siglas argumentam que tragédia em Manaus prova necessidade de afastar imediatamente o presidente

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Líderes dos partidos que formam a Minoria na Câmara dos Deputados apresentaram nesta quarta-feira 27 mais um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

As siglas apontam, como justificativa, o dramático cenário de Manaus, cujo sistema de saúde entrou em colapso em meio ao avanço da Covid-19 e à escassez de oxigênio nos hospitais.

O 62º pedido de impedimento contra o presidente foi apresentado em uma coletiva de imprensa com a presença de lideranças de PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB e Rede na Câmara.

O texto aponta que “se o Representado, durante o primeiro ano de seu governo ou desgoverno, já demonstrava não possuir as credenciais de qualificação para continuar à frente da Presidência da República, quando apoiava e participava, diariamente de atos contra as instituições democráticas (…), suas ações e/ou omissões, caracterizadoras de graves crimes na gestão da crise sanitária até a presente data, comprovam, de modo inquestionável, que o Presidente da República não detém mais a capacidade de continuar no exercício do cargo, devendo ser afastado da função”.

“Se havia alguma dúvida, os trágicos e previsíveis acontecimentos em Manaus são definitivos quanto a necessidade de se proceder o imediato afastamento do Presidente”.

Os partidos declaram ainda que é “de clareza meridiana” que Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, demonstram negligência reiterada e insistência em estratégias comprovadamente ineficazes, como o chamado ‘tratamento precoce’ baseado em medicamentos sem eficácia demonstrada contra a Covid-19.

Além disso, segundo as siglas, “diante de toda essa tragédia que já ceifou a vida de mais de 219 mil brasileiros, não se viu, em nenhum momento, uma palavra de alento ou qualquer gesto de sensibilidade do Chefe do Poder Executivo Federal, o que demonstra uma omissão patológica que ignora e vulnera, como dito, o direito fundamental à vida e à saúde dos brasileiros”.

Por isso, argumentam, “aguarda-se o acolhimento integral da presente denúncia, para, ao final, ser decretada a perda do cargo do Senhor Presidente da República na instância julgadora”.

Leia a íntegra do pedido:

Impeachment Bolsonaro Atuação na Pandemia – Minoria_Oposição – 27_01 (2)

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo