Política

Partido de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil fica fora das eleições municipais deste ano

A organização política não conseguiu validar em tempo hábil as assinaturas de apoio junto aos cartórios eleitorais

Presidente Bolsonaro. Foto: AFP Photos
Apoie Siga-nos no

O Aliança pelo Brasil, organização política fundada pelo presidente Jair Bolsonaro, ficará de fora das eleições municipais deste ano, por não ter conseguido ratificar as assinaturas necessárias para validar sua fundação. O prazo legal para que os partidos que vão disputar as eleições estejam registrados na Justiça Eleitoral finalizou no sábado 04. Com isso, o Aliança não poderá apresentar candidatos próprios.

O primeiro turno de votação está previsto para o dia 4 de outubro. No entanto, no contexto da pandemia do coronavírus, se discute a possibilidade de adiar o pleito eleitoral, o que daria mais tempo para a legenda se ajustar.

O secretário-geral da organização, Admar Gonzaga, afirmou que a cúpula do partido nunca anunciou que disputaria as eleições deste ano. Segundo ele, o Aliança conseguiu reunir o número de apoiamentos suficiente, mas não houve tempo para que os cartórios eleitorais validassem as assinaturas. Gonzaga afirma que foram coletadas mais de 1 milhão de assinaturas. O mínimo necessário são 492 mil distribuídas em nove estados.

É possível que, sem disputar as eleições, o Aliança preste apoio a políticos de outros partidos, de acordo com o secretário-geral.  Ele ainda afirmou que o Aliança disputará as eleições de 2022.

A direção do partido Republicanos disponibilizou sua estrutura para políticos ligados ao presidente que quisessem se candidatar neste ano fora do PSL. No final de março, o senador Flávio Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro e Rogéria Nantes, filhos e ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se filiaram ao partido, ligado à Igreja Universal, cujo principal nome é o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo