Política
Parlamentares do PSOL recorrem ao MP contra vereadora que insultou mãe de autista
Zirleide Monteiro (PTB) disse, em sessão plenária, que uma mãe foi ‘castigada por Deus’ ao ter um filho com deficiência
Parlamentares do PSOL ingressaram com uma representação junto ao Ministério Público contra a vereadora do município de Arcoverde (PE), Zirleide Monteiro (PTB), que disse que uma mãe foi “castigada por Deus” por ter um filho com deficiência.
“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer“, afirmou a parlamentar durante a sessão plenária na segunda-feira 30.
A vereadora se dirigia à mãe de uma criança autista que, supostamente, teria compartilhado o vídeo de um tombo que a vereadora sofreu, em tom de chacota.
A vereadora Zirleide Monteiro (PTB), do município de Arcoverde (PE), afirmou em sessão na Câmara da cidade que uma mãe havia recebido um “castigo de Deus” ao ter um filho com deficiência. O caso ocorreu na segunda-feira (30). #TerraBrasil #TerraNotícias #Política #Pernambuco… pic.twitter.com/DzRF7hwaDV
— Terra (@Terra) November 1, 2023
Na peça, a deputada federal Luciene Cavalcante, o deputado estadual Carlos Giannazi, e o vereador Celso Giannazi apontam que a vereadora, ao proferir a fala capacitista, atenta contra os direitos fundamentais da pessoa com deficiência.
Os proponentes sustentam que a parlamentar seja condenada ao pagamento de danos morais coletivos, que seriam revertidos em ações e políticas afirmativas, e ainda enquadrada no crime de discriminação, conforme previsto no artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vereadora diz que mães de autistas foram ‘castigadas por Deus’; Câmara de Arcoverde abre investigação
Por Camila da Silva
Ministério pede investigação depois de PMs removerem pessoas em situação de rua em SC
Por CartaCapital


