CartaExpressa
Parlamentares do PSDB indicaram pelo menos R$ 483 milhões do orçamento secreto, diz jornal
De 22 deputados, 19 declararam ter apadrinhado emendas de relator. No Senado, aparecem dois nomes beneficiados


Deputados e senadores do PSDB indicaram pelo menos 483 milhões de reais do orçamento secreto. Quase a totalidade da bancada do partido na Câmara apadrinhou os recursos, segundo um levantamento realizado pela Folha de S.Paulo com base nos dados encaminhados pelos parlamentares ao Supremo Tribunal Federal.
O valor, no entanto, pode ser ainda maior, já que alguns tucanos não informaram quanto receberam e outros não responderam à solicitação do STF. Nem todos os valores foram efetivamente pagos e alguns sequer tiveram empenho.
De 22 deputados, 19 declararam ter recebido emendas de relator, com destaque para Ruy Carneiro (PSDB-PB), com 76 milhões de reais; Carlos Sampaio (PSDB-SP), com 39,5 milhões; e Bia Cavassa (PSDB-MS), suplente que exerceu mandato, com 37,2 milhões.
No Senado, aparecem dois nomes: Mara Gabrilli (PSDB-SP), com 20 milhões de reais, e Plínio Valério (PSDB-AM), com 81,6 milhões.
|
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os cinco partidos mais beneficiados respondem por 75% das emendas de relator informadas ao STF
Por Agência O Globo
Pacheco apadrinhou R$ 180,4 milhões de emendas do orçamento secreto
Por Agência O Globo