…

Paranaenses, catarinenses e gaúchos asseguram 42 votos pró-reforma

Política

A Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada da quinta-feira 27, a aprovação da reforma trabalhista, uma das prioridades do governo Temer e uma antiga promessa feita às entidades empresariais. Na análise do texto-base, foram 296 votos a favor do relatório do deputado tucano Rogério Marinho, do Rio Grande do Norte, e 177 contra.

As bancadas catarinense e paranaense votaram majoritariamente a favor do projeto, que altera pontos sensíveis da Consolidação das Leis do Trabalho. Metade dos deputados gaúchos também. Entre as mudanças está a prevalência dos acordos negociados entre patrões e empregados sobre a legislação, obstáculos ao ajuizamento de ações trabalhistas, a possibilidade de parcelamento de férias em três períodos, a flexibilização de contratos de trabalho e o fim da contribuição sindical obrigatória.

Dos 27 representantes do Paraná presentes na sessão, 19 votaram “sim”. A bancada do Rio Grande do Sul dividiu-se. Dos 29 deputados gaúchos, 14 aprovaram o projeto de reforma trabalhista proposto pelo governo Temer. Nove dos 15 parlamentares de Santa Catarina também aprovaram as mudanças na legislação.

Entre os deputados que aprovaram a redução de direitos trabalhistas, destacam-se o ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes (PSD), o ruralista Luis Carlos Heinze (PP), a ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB) e Valdir Colatto (PMDB), da frente do agronegócio. Confira a relação completa:

Paraná
Osmar Bertoldi (DEM)
João Arruda (PMDB)
Rocha Loures (PMDB)
Sergio Souza (PMDB)
Dilceu Sperafico (PP)
Nelson Meurer (PP)
Rubens Bueno (PPS)
Giacobo (PR)
Luiz Nishimori (PR)
Toninho Wandscheer (PROS)
Takayama (PSC)
Edmar Arruda (PSD)
Evandro Roman (PSD)
Reinhold Stephanes (PSD)
Sandro Alex (PSD)
Luiz Carlos Hauly (PSDB)
Nelson Padovani (PSDB)
Alfredo Kaefer (PSL)
Alex Canziani (PTB)
Leandre (PV)

Rio Grande do Sul
Onyx Lorenzoni (DEM)
Alceu Moreira (PMDB)
Darcísio Perondi (PMDB)
Jones Martins (PMDB)
Mauro Pereira (PMDB)
Covatti Filho (PP)
Jerônimo Goergen (PP)
Luis Carlos Heinze (PP)
Renato Molling (PP)
Cajar Nardes (PR)
Carlos Gomes (PRB)
Danrlei de Deus Hinterholz (PSD)
Yeda Crusius (PSDB)
Ronaldo Nogueira (PTB)

Santa Catarina
Celso Maldaner (PMDB)
Mauro Mariani (PMDB)
Rogério Peninha Mendonça (PMDB)
Ronaldo Benedet (PMDB)
Valdir Colatto (PMDB)
Jorginho Mello (PR)
João Paulo Kleinübing (PSD)
João Rodrigues (PSD)
Marco Tebaldi (PSDB)

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem