Política
Paraná Pesquisas: Nunes e Boulos empatam na liderança em SP; Marçal é o 3º colocado
Novo levantamento do instituto foi divulgado nesta sexta-feira


O novo levantamento do instituto Paraná Pesquisa mostra que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca reeleição, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) seguem empatados tecnicamente na disputa eleitoral pelo comando da cidade.
O emedebista tem, segundo a pesquisa, 28% das intenções de voto, enquanto o psolista aparece com 24,9%. A margem de erro, que fez com que os dois fiquem no mesmo patamar, é de 2,6 pontos percentuais.
Pablo Marçal (PRTB) é quem aparece no 3º lugar, com 20,5% das intenções de voto. Apesar de esbarrar nas intenções de voto do segundo colocado, o ex-coach não teria votos suficientes para empatar com Nunes na liderança.
A pesquisa desta sexta-feira tem, ainda, Tabata Amaral (PSB) com 7,3% e José Luiz Datena (PSDB) com 7,1%. Todos os demais candidatos ficam abaixo de 5% das intenções de voto. Veja a lista completa:
A pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções de candidaturas, a ordem de preferência segue a mesma: Nunes é o mais citado, seguido de perto por Boulos, enquanto Marçal fica na terceira posição.
Comparações
Na comparação com o último levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado na semana passada, Nunes e Boulos oscilaram positivamente. O prefeito tinha 26,8% e o deputado 23,7%.
Marçal, por sua vez, viu seu grupo de apoiadores encolher um pouco mais, ainda que dentro da margem de erro. O ex-coach tinha, na semana passada, 21% das intenções de voto. Tabata foi outra que teve variação negativa: ela estava com 8,3% na pesquisa anterior.
Datena, que protagonizou a cadeirada em Marçal, ficou praticamente na mesma condição, passando de 7% para os atuais 7,1%.
Por fim, há variações nos grupos de votos brancos/nulos e naqueles que tinham optado por não responder ao questionamento. Os dois, segundo o Paraná Pesquisas, encolherem. Veja a comparação:
Segundo turno
De acordo com os resultados, Ricardo Nunes tem vantagem nos dois cenários de segundo turno em que é citado: ele superaria Guilherme Boulos por 51,6% a 32,7% e venceria Pablo Marçal por 54,7% a 25,8%. A terceira disputa monitorada é entre o psolista e o ex-coach. Neste caso, os resultados apontam para uma vitória de Boulos por 43,7% a 36,6%.
A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. No TSE, a pesquisa foi registrada com o número SP-09331/2024. Para os resultados, foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 23 e 26 de setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Boulos lidera numericamente o Datafolha em eleitores consolidados; veja os números
Por CartaCapital
Qual candidato lidera a 2ª opção de voto em São Paulo, segundo o Datafolha
Por CartaCapital
A 10 dias da eleição, Marçal é o mais rejeitado em São Paulo, aponta Datafolha
Por CartaCapital