Política
Paraná Pesquisas: Jerônimo Rodrigues tem 46,8% contra 45,6% de ACM Neto na BA
O resultado representa um empate técnico entre os dois candidatos ao governo do estado


O candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem 46,8% dos votos totais no estado neste segundo turno, de acordo com o novo levantamento da Paraná Pesquisas. O resultado o coloca na liderança numérica, mas em empate técnico com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que soma 45,6% no mesmo levantamento.
A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira 20 e mostra uma margem apertada entre os dois políticos. Em votos válidos, a distância é de 1,4 ponto percentual. Jerônimo tem, segundo o instituto, 50,7% dos votos válidos, ante 49,3% de ACM.
Apesar da margem apertada, os eleitores entrevistados pelo Paraná Pesquisas indicam que vislumbram uma maior chance de vitória de Jerônimo. A expectativa, vale dizer, está descolada da intenção de voto e foca apenas em quem o eleitor acha que vai ganhar, independentemente de sua escolha. Neste quesito, o petista tem 49,6% e ACM marca só 40,7%.
Na Bahia, o instituto ouviu presencialmente 1.580 eleitores entre os dias 14 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais e o nível de confiança é 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral como o BA-00020/2022. Veja a íntegra:
BAHIA_RODADA02_2TURNO_191022Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.