Política
Paraná Pesquisas indica novo empate técnico na disputa eleitoral em Palmas; veja os resultados
Levantamento do instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 20 e 23 de outubro


A situação eleitoral no segundo turno em Palmas (TO) segue indefinida, com as duas candidaturas em condições praticamente idênticas. O empate na cidade foi aferido pelo instituto Paraná Pesquisas tanto no levantamento espontâneo, quando não são apresentadas as opções aos eleitores, quanto no monitoramento estimulado, quando as duas candidaturas são listadas.
Os dados, coletados entre os dias 20 e 23 de outubro, foram divulgados nesta quinta-feira 24. Veja os números da pesquisa espontânea:
- Janad Valcari (PL): 38,6%
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 37,6%
- Não sabe/Não respondeu: 18,9%
- Ninguém/Branco/Nulo: 4,9%
A pesquisa estimulada, quando as duas opções são apresentadas aos entrevistados, mostra uma disputa ainda mais acirrada pelo comando da cidade. Nesse caso, a candidata do PL soma 46,6%, enquanto o político do Podemos tem 46%. A diferença de apenas 0,6% é significativamente menor do que a margem de erro da pesquisa, de 3,5 pontos percentuais.
No cenário em que apenas os votos válidos são considerados (sem brancos e nulos ou indecisos), a bolsonarista aparece com 50,3%, enquanto Campos soma 49,7%.
A situação a três dias da votação é também mais acirrada do que a monitorada pelo instituto no início da campanha do segundo turno. Naquele momento, Janad Valcari tinha 44,1% e Eduardo Siqueira Campos aparecia com 47,4%. A distância, apesar de mais significativa, já representava um empate técnico.
Para a pesquisa divulgada nesta quinta, o Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores da capital do Tocantins entre os dias 20 e 23 de outubro. A margem de erro, conforme citada, é de 3,5 pontos percentuais, o nível de confiança do levantamento é de 95% e o registro no TSE é o TO-07300/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Paraná Pesquisas: Marcelo Lima lidera segundo turno em São Bernardo do Campo, berço político de Lula
Por CartaCapital
Eleição em Manaus está empatada na reta final do segundo turno, diz Paraná Pesquisas
Por CartaCapital
A última pesquisa Quaest do 2º turno, após vantagem de Nunes sobre Boulos recuar para 9 pontos
Por CartaCapital
Quaest: Boulos avança entre mulheres e jovens; veja recortes da pesquisa em São Paulo
Por CartaCapital