Paraná Pesquisas: em Santa Catarina, Bolsonaro lidera com 16 pontos de vantagem sobre Lula

O ex-capitão marcou 45% contra 29% do petista

Fotos: Evaristo Sa/AFP e Ricardo Stuckert

Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem amargado dificuldades nas pesquisas nacionais, mas, em redutos que o deram ampla maioria dos votos em 2018, parece ainda manter a liderança. Em Santa Catarina, por exemplo, o ex-capitão tem Santa Catarina 16 pontos de vantagem sobre o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É o que sugere um levantamento estadual do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira 14.

Na pesquisa estimulada, o ex-capitão marcou 45,1% contra 29% do petista. Ciro Gomes (PDT) aparece em 3º lugar, com 6,2%, seguido de Vera Lúcia (PSTU), com 1,6% e Simone Tebet (MDB), com 1,4%. Os demais candidatos não marcaram 1%.

Bolsonaro lidera entre homens e mulheres, nas cinco faixas etárias e pessoas com ensino médio e ensino superior. Lula é derrotado em quase todos os segmentos pesquisados, exceto no público com ensino fundamental, em que há um empate (37,2%).

A rejeição a Lula é superior à contra Bolsonaro: 53,6% dizem que não votariam no petista “de jeito nenhum”, enquanto 42,9% dizem o mesmo sobre Bolsonaro. Já 35,7% dizem que votariam em Bolsonaro “com certeza”, enquanto apenas 19,5% afirmam isso para Lula.

Segundo a pesquisa, 54,3% dos eleitores catarinenses aprovam a gestão de Bolsonaro, contra 42% que desaprovam. Além disso, 43,8% afirmam que o atual governo tem desempenho ótimo ou bom, contra 21% que o consideram regular e 34,2% como ruim ou péssimo.


Para governador, o candidato Carlos Moisés (Republicanos) aparece na frente com 25,4% dos votos, seguido de Jorginho Mello (PL), com 15,5%, Esperidião Amin (Progressistas), com 12,1%, Gean Loureiro (União Brasil), com 10,6%, Dário Berger (PSB), com 5,3%, Décio Luma (PT), com 5,3%, Antídio Lunelli (MDB), com 4,9%, e Odair Tramontin (Novo), com 1,5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho, por meio de entrevistas pessoais com 1.540 eleitores maiores de 16 anos, espalhados por 62 municípios.

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

Iracema Lucena 17 de junho de 2022 15h55
Esse instituto acabou de assinar um contrato milionário com a atual governo federal e a Carta inssiste em divulgar suas pesquisas, sem nenhuma ressalva...e cadê os resultados das pesquisas Data Folha, Quaest, etc...que apontam resultados bem diferentes? Não vi nada por aqui...

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.