Política

Paraná Pesquisas: em Santa Catarina, Bolsonaro lidera com 16 pontos de vantagem sobre Lula

O ex-capitão marcou 45% contra 29% do petista

Fotos: Evaristo Sa/AFP e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem amargado dificuldades nas pesquisas nacionais, mas, em redutos que o deram ampla maioria dos votos em 2018, parece ainda manter a liderança. Em Santa Catarina, por exemplo, o ex-capitão tem Santa Catarina 16 pontos de vantagem sobre o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É o que sugere um levantamento estadual do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira 14.

Na pesquisa estimulada, o ex-capitão marcou 45,1% contra 29% do petista. Ciro Gomes (PDT) aparece em 3º lugar, com 6,2%, seguido de Vera Lúcia (PSTU), com 1,6% e Simone Tebet (MDB), com 1,4%. Os demais candidatos não marcaram 1%.

Bolsonaro lidera entre homens e mulheres, nas cinco faixas etárias e pessoas com ensino médio e ensino superior. Lula é derrotado em quase todos os segmentos pesquisados, exceto no público com ensino fundamental, em que há um empate (37,2%).

A rejeição a Lula é superior à contra Bolsonaro: 53,6% dizem que não votariam no petista “de jeito nenhum”, enquanto 42,9% dizem o mesmo sobre Bolsonaro. Já 35,7% dizem que votariam em Bolsonaro “com certeza”, enquanto apenas 19,5% afirmam isso para Lula.

Segundo a pesquisa, 54,3% dos eleitores catarinenses aprovam a gestão de Bolsonaro, contra 42% que desaprovam. Além disso, 43,8% afirmam que o atual governo tem desempenho ótimo ou bom, contra 21% que o consideram regular e 34,2% como ruim ou péssimo.

Para governador, o candidato Carlos Moisés (Republicanos) aparece na frente com 25,4% dos votos, seguido de Jorginho Mello (PL), com 15,5%, Esperidião Amin (Progressistas), com 12,1%, Gean Loureiro (União Brasil), com 10,6%, Dário Berger (PSB), com 5,3%, Décio Luma (PT), com 5,3%, Antídio Lunelli (MDB), com 4,9%, e Odair Tramontin (Novo), com 1,5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho, por meio de entrevistas pessoais com 1.540 eleitores maiores de 16 anos, espalhados por 62 municípios.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar