CartaExpressa

Paraná Pesquisas: Em Minas, Lula lidera com oito pontos de vantagem sobre Bolsonaro

O petista lidera entre mulheres e em todas as faixas etárias; Bolsonaro vence entre homens e eleitores com ensino superior

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

Em Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com oito pontos percentuais de vantagem sobre o adversário Jair Bolsonaro (PL) na pesquisa estimulada de intenção de votos do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira 15.

O petista marcou 42% contra 34% do ex-capitão, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 6,5%, Simone Tebet (MDB) com 2,1%, André Janones (Avante) com 2% e Pablo Marçal (Pros) com 1,3%. Os outros pré-candidatos não atingiram 1%. Segundo o levantamento, 6,8% manifestaram branco ou nulo, e 3,7% não sabem ou não responderam.

Enquanto Lula lidera entre o eleitorado feminino (44,5% a 28,1%), Bolsonaro vence entre os homens (40,5% a 39,2%). O petista também lidera em todas as faixas etárias e entre eleitores de ensino fundamental e médio. Já Bolsonaro é o favorito entre eleitores com ensino superior.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 14 de julho, por meio de ligações telefônicas com 1.640 eleitores de pelo menos 16 anos em 80 municípios de Minas Gerais. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-01100/2022 para o cargo de Presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar