Política

Para Wajngarten, denúncias contra ele são “interesses comerciais e políticos”

Chefe da Secom acredita que ser “questionador do Ibope” motivou investida contra ele. Polícia Federal investiga o caso

Secretário Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo, Fabio Wajngarten, conversa com a imprensa após a cerimônia. (Foto: Alan Santos/PR)
Apoie Siga-nos no

O secretário chefe da Secom (Secretaria de Comunicação), Fabio Wajngarten, negou irregularidades e omissões em relação aos negócios de sua empresa privada com o governo federal – o que motivou uma investigação da Polícia Federal sobre o caso -, e afirmou que quem o denuncia possui “interesses comerciais e políticos”.

As declarações foram feitas à Revista Veja em uma entrevista publicada nesta sexta-feira 07. A relação com a imprensa e com o jornalismo, para Fabio Wajngarten, dependem de uma “vírgula” que ele define como verdade e profissionalismo. Ao repórter, porém, o secretário não conseguiu se lembrar de algum caso de “fake news” provenientes do jornalismo profissional.

Ao ser questionado sobre a série de reportagens do jornal Folha de S. Paulo que aponta conflito de interesses entre o cargo público do secretário e uma empresa que fornece serviços à grupos de comunicação, Wajngarten afirma que nunca foi questionado pelo governo sobre seus negócios, mas acredita – embora sem provas – que toda a ação se explica por seu perfil “inovador” no mercado midiático.

“Sou um questionador dos dados do Ibope. Sempre fui”, argumenta. “Não tenho provas, mas desconfio que a origem de tudo vem daí. Agora que a Polícia Federal vai investigar o caso, os fatos serão devidamente esclarecidos.”, disse o secretário. ”

Apesar da investigação movida pela Polícia Federal, Wajngarten afirma que o presidente Jair Bolsonaro “reassegurou os votos de confiança” nele.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar