Política
Para Wajngarten, denúncias contra ele são “interesses comerciais e políticos”
Chefe da Secom acredita que ser “questionador do Ibope” motivou investida contra ele. Polícia Federal investiga o caso


O secretário chefe da Secom (Secretaria de Comunicação), Fabio Wajngarten, negou irregularidades e omissões em relação aos negócios de sua empresa privada com o governo federal – o que motivou uma investigação da Polícia Federal sobre o caso -, e afirmou que quem o denuncia possui “interesses comerciais e políticos”.
As declarações foram feitas à Revista Veja em uma entrevista publicada nesta sexta-feira 07. A relação com a imprensa e com o jornalismo, para Fabio Wajngarten, dependem de uma “vírgula” que ele define como verdade e profissionalismo. Ao repórter, porém, o secretário não conseguiu se lembrar de algum caso de “fake news” provenientes do jornalismo profissional.
Ao ser questionado sobre a série de reportagens do jornal Folha de S. Paulo que aponta conflito de interesses entre o cargo público do secretário e uma empresa que fornece serviços à grupos de comunicação, Wajngarten afirma que nunca foi questionado pelo governo sobre seus negócios, mas acredita – embora sem provas – que toda a ação se explica por seu perfil “inovador” no mercado midiático.
“Sou um questionador dos dados do Ibope. Sempre fui”, argumenta. “Não tenho provas, mas desconfio que a origem de tudo vem daí. Agora que a Polícia Federal vai investigar o caso, os fatos serão devidamente esclarecidos.”, disse o secretário. ”
Apesar da investigação movida pela Polícia Federal, Wajngarten afirma que o presidente Jair Bolsonaro “reassegurou os votos de confiança” nele.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.