Política

Para pressionar o governo, servidores públicos paralisam os trabalhos nesta quinta-feira

Em ato virtual, funcionalismo público busca reajuste de 19,9% nos salários

Foto: Gibran Mendes
Apoie Siga-nos no

Servidores públicos federais organizam uma paralisação para esta quinta-feira 27, para pressionar o governo federal a negociar ajustes salariais. O ato, desta vez, será feito de forma virtual. 

Segundo a entidade que representa os funcionários públicos, a demanda é que haja reposição de 19,9% dos salários. O valor foi determinado com base nas perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro. Uma plenária foi marcada para as 10h para que as lideranças discutam os próximos passos da mobilização.

Novos atos foram convocados para o próximo dia 2 de fevereiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A data coincide com o retorno do recesso do Legislativo e do Judiciário. 

Caso não haja consenso entre servidores públicos e o governo até março, uma greve geral pode ser iniciada. 

O desentendimento entre governo e o funcionalismo público teve início ainda em dezembro, quando o presidente Jair Bolsonaro pediu para que constassem no Orçamento de 2022 um reajuste para Policiais Federais, Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional.  

Outras carreiras do funcionalismo também paralisaram para protestar pela falta de reajuste salarial. Funcionários do Banco Central articularam, inclusive, entrega massiva de cargos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo