Política

Para analista, mulheres se destacam no 1° debate entre presidenciáveis no Brasil

Na opinião do cientista político, Ciro Gomes (PDT) e Felipe D’Ávila (Novo), “não levaram a melhor” no debate, mas por motivos diferentes

Debate na Band. Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

No primeiro debate entre presidenciáveis, Simone Tebet (MDB/MS) e Soraya Thronicke (União Brasil/MS) se sobressaíram não pelas propostas apresentadas, mas pelo posicionamento firme e direto. Já Lula (PT) precisou rebater as acusações sobre as gestões petistas e Jair Bolsonaro (PL) se destacou de forma negativa pelo ataque verbal à jornalista Vera Magalhães. Ela perguntou sobre a queda da cobertura vacinal no país no atual governo.

“Bolsonaro se segurou no começo, mas depois escorregou vigorosamente no ataque à jornalista e mostrou que é mais do mesmo: machista e misógino e que não se controla quando a pergunta traz verdades que o incomodam”, afirmou o analista Melilo Diniz, do Portal Inteligência, em entrevista à RFI. “Lula que lidera a corrida, sabe que não pode errar. Ele segurou um pouco na retórica que estamos acostumados a ver. O destaque positivo do debate foi a dupla Simone Soraya”, reiterou Diniz. Ele lembra que elas “dificilmente se tornaram competitivas neste pleito, mas marcam território”.

Na opinião do cientista político, Ciro Gomes (PDT) e Felipe D’Ávila (Novo), “não levaram a melhor” no debate por motivos diferentes. Ciro traz vários dados e análises, disse, mas tem dificuldade em se conectar com o eleitor ao “usar uma linguagem difícil e análise numérica cada vez mais mirabolante”.

Já D’Ávila, diz, foi o mais “apagado” ao apenas repetir a declarações em prol de um estado mínimo, sem avançar soluções para os problemas do país. Segundo ele, o formato do debate televiso acaba permitindo o desfile de muitas informações “inventadas e dados manipulados pelos candidatos”, sem que haja tempo de desmenti-los. Isso muitas vezes “transforma o debate presidencial em um teatro dos absurdos e cada um reverbera o que lhe convém”, ressalta.

Embates

Uma das discussões se deu em torno do tema corrupção, quando Bolsonaro perguntou se Lula estava querendo voltar para dar novamente dar prejuízos à Petrobras. Lula retrucou dizendo que seu governo assegurou as investigações e que Bolsonaro estava destruindo o Brasil.

Lula, Tebet e Bolsonaro no primeiro debate presidencial de 2022.
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

Outro embate se deu entre Bolsonaro e Simone Tebet. A senadora questionou o fato de seu adversário ter defendido um torturador de mulheres e votado contra direitos das trabalhadoras domésticas. “Por que tanta raiva contra as mulheres, candidato Bolsonaro?”. O militar se irritou afirmando que tais informações eram falsas, que ele sancionou vários projetos voltados para o público feminino, mas que a mulher tem de pagar quando faz coisa errada. “Temos de parar com esse vitimismo, somos todos iguais”, disse o presidente.

Militância agressiva

Em um outro momento de divergência entre os candidatos, o nome do Novo questionou o bilionário fundo partidário. “Nem todo mundo tem a condição financeira que o senhor tem para fazer política. Sem a ajuda do fundo as mulheres não chegariam a participar da política”, defendeu Thonicke.

Já Ciro Gomes criticou a agressividade das militâncias de Lula e Bolsonaro, afirmando que isso pode prejudicar muito a população. O petista afirmou esperar que “desta vez Ciro não vá a Paris”, em referência à viagem do candidato à Europa depois do resultado do primeiro turno em 2018. Lula sugeriu que ambos se sentem para conversar a fim de buscarem uma aliança para o Brasil. O ex-governador atribuiu a Lula e ao PT o surgimento do fenômeno Bolsonaro, diante das contradições econômicas e morais do sigla.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo