Política

País vive “clima de absoluta liberdade”, diz Sarney em evento sobre 40 anos da redemocratização

Primeiro ex-presidente após a redemocratização, Sarney destacou o impacto das recentes informações sobre a trama golpista reveladas pela investigação

País vive “clima de absoluta liberdade”, diz Sarney em evento sobre 40 anos da redemocratização
País vive “clima de absoluta liberdade”, diz Sarney em evento sobre 40 anos da redemocratização
O ex-presidente da República, José Sarney. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente José Sarney, primeiro após o fim do regime militar, comentou neste sábado 15 que as revelações recentes sobre a trama golpista e o 8 de Janeiro foram “extremamente danosas” e “reprovadas pelo povo brasileiro e por todas as classes”.

A declaração ocorre durante o evento que celebra os 40 anos da redemocratização do país, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. “Creio que esses acontecimentos foram de extremo prejuízo e, ao mesmo tempo, repugnantes para o povo e todas as classes, mas tivemos a certeza de que as instituições que criamos na transição eram tão sólidas que já superaram dois processos de impeachment e uma tentativa de alteração do Estado de Direito. Em 8 de janeiro e agora, no nosso Supremo Tribunal está, de forma independente julgando quem se comprova culpado”, destacou.

A data marca o dia em que José Sarney assumiu o comando do Brasil, em 1985, após 21 anos de ditadura militar. O evento tem como objetivo reconhecer o papel das figuras de destaque na reconstrução da democracia.

Sarney celebra o que considera “o maior período que o país passou usufruindo do regime democrático sem nenhum hiato”. Segundo ele, não há crise na democracia brasileira e país vive “num clima de absoluta liberdade”, com Forças Armadas, Congresso, Tribunais e sociedade “funcionando livremente”. No entanto, o ex-presidente pontuou que o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo