Política

“Página Operária”, a voz do sindicalismo

Lideranças dos trabalhadores ganham um espaço de opinião. A coluna recupera a tradição de cobertura sindical que se perdeu na mídia tradicional

Os impasses do Brasil e do mundo a partir da visão do trabalhador
Apoie Siga-nos no

As lideranças sindicais terão um espaço no site de CartaCapital para expressar suas opiniões a respeito do Brasil e do mundo. A coluna “Página Operária” será um espaço aberto de reflexão sobre a realidade e busca recuperar uma tradição de cobertura do sindicalismo que praticamente desapareceu da mídia tradicional. Embora o perfil dos trabalhadores tenham mudado ao longo do tempo, a referência ao operariado no título da coluna é uma homenagem à relação entre o processo de industrialização e o fortalecimento das organizações trabalhistas e sua luta por mais igualdade e distribuição de renda.

A coluna de estreia é assinada por Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos e uma das lideranças mais atuantes do movimento sindical. Cayres, não por coincidência, atua no berço do sindicalismo brasileiro moderno, a região do ABC paulista. No texto, o metalúrgico critica a insensibilidade da Operação Lava Jato, incapaz de se preocupar com os efeitos de sua atuação sobre a geração de empregos. O resultado, aponta, foram 3 milhões de vagas fechadas por conta das ações policiais.

Leia Mais:
Lava Jato, o golpe e a destruição do Brasil

“Nós da CNM/CUT sempre defendemos que, nos processos de apuração de corrupção, se separasse as pessoas físicas das pessoas jurídicas, garantindo o funcionamento das empresas por meio de acordos de leniência”, escreve. “Em qualquer nação séria, esta seria a primeira providência para impedir que os efeitos de ações judiciais não produzissem reflexo na economia e nos direitos dos trabalhadores”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo