Política

Página de Tico Santa Cruz no Facebook sofre ataque

Após invasão a grupo de mulheres contra Bolsonaro, colunista especial de CartaCapital teve perfil violado

Página de Tico Santa Cruz no Facebook sofre ataque
Página de Tico Santa Cruz no Facebook sofre ataque
Postagens contra o músico que surgiram em sua página no Facebook já foram deletadas
Apoie Siga-nos no

Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, ativista digital e colunista especial de CartaCapital nestas eleições, teve sua página de Facebook hackeada nesta segunda-feira 17.

Leia também:
O que pode ser feito aos invasores do ‘Mulheres Unidas contra Bolsonaro’?
Por que até um vídeo da Embaixada alemã sobre nazismo é contestado?

Os invasores chegaram a colocar uma foto de Cabo Daciolo, candidato à Presidência pelo Patriota, como imagem de perfil de Santa Cruz. Além disso, publicaram postagens contra o músico. Os textos dos hackers já foram apagados. O músico ainda não se manifestou sobre o episódio.

No fim de semana, o grupo “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” sofreu ataques de hackers. Ele chegou a ficar fora do ar após o Facebook detectar a atividade suspeita, mas já voltou à normalidade.

No domingo 16, Santa Cruz havia publicado uma crítica aos invasores do grupo de mulheres contra Bolsonaro. “Hackear grupo é mole. Quero ver achar o clitóris”, escreveu no Facebook. Uma das postagens em seu perfil feita aparentemente por hackers ironizava a publicação do músico. Segundo seguidores do músico, os invasores chegaram a editar o texto abaixo, após confundirem “mas” com “mais”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo