Política

Padre recebe ameaças após alugar salão para comemorar aniversário de Lula

O espaço já foi utilizado para a realização de outros eventos de cunho político; o aluguel seguiu os trâmites regulares

Padre recebe ameaças após alugar salão para comemorar aniversário de Lula
Padre recebe ameaças após alugar salão para comemorar aniversário de Lula
Padre Volnei Weber. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Um padre de Rondonópolis, município da região sudeste de Mato Grosso, passou a ser alvo de ameaças de morte nas redes sociais e por telefone após alugar um salão paroquial para um evento de comemoração do aniversário de Lula (PT), que completou 77 anos na última quinta-feira 27. O relato das ameaças consta de boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil e obtido pelo UOL.

De acordo com o documento, as ameaças começaram dois dias antes da festa, na terça 25. Volnei Weber afirma na denúncia ter sido ameaçado em grupos de WhatsApp e por ligações feitas à secretaria da Paróquia São José Missionário, à qual ele é vinculado.

“Algumas diziam o seguinte: ‘Tinham que matar um padre desse’, ‘Esse padre deveria ser expulso da cidade’ e ‘que esse padre deveria ser linchado em praça pública'”, diz um trecho do boletim de ocorrência.

O salão alugado por Weber já foi utilizado para a realização de outros eventos de cunho político e o negócio seguiu os trâmites regulares, segundo comunicado emitido pela Paróquia. Com a repercussão, no entanto, a Diocese de Rondonópolis anunciou a quebra de contrato.

A festa aconteceu em outro ponto da cidade, no Centro de Eventos Tulipas. Segundo os organizadores, cerca de seis mil pessoas estiveram no evento.

Procurada pelo UOL, a Polícia Civil de Mato Grosso confirmou que o crime está sendo investigado como “ameaça e preservação de direito” e declarou que não forneceria detalhes “por se tratar de crime de âmbito privado”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo