Política

Pacheco volta a dizer que CPI da Covid não é o melhor caminho

Mesmo contra, presidente do Senado afirmou que não pretende arquivar nenhum requerimento de instalação do colegiado

Pacheco volta a dizer que CPI da Covid não é o melhor caminho
Pacheco volta a dizer que CPI da Covid não é o melhor caminho
(Foto: Foto: Marcos Corrêa/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quarta-feira, 3 que uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as ações do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da covid-19 não é o melhor caminho para combater a crise.

Mesmo assim, Pacheco afirmou que não pretende arquivar nenhum requerimento de instalação do colegiado.

“Não acredito que seja no âmbito de uma CPI que nós vamos encontrar soluções que as pessoas precisam para parar de morrer, para parar de sofrer durante uma pandemia”, disse o presidente do Senado, em entrevista ao programa Manhattan Connection, da TV Cultura.

“A responsabilização pelos fatos decorrentes da pandemia, não só do presidente, como dos demais sujeitos, será julgada pelo Poder Judiciário, pela instância política do Congresso, pelo julgamento político das pessoas.”

Pacheco voltou a dizer que o Congresso busca caminhos para ampliar a escala da vacinação e retomar o auxílio emergencial e citou a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, aprovada em primeiro turno pelo Senado nesta quarta-feira. Ele repetiu que a medida vai estabelecer um protocolo fiscal para que o benefício possa ser retomado.

O presidente do Senado disse ainda que adota uma postura de independência da Casa em relação ao Planalto. “Meu comportamento é de independência, de respeito às instituições e aos Poderes, mas de independência do Senado”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo