CartaExpressa
Pacheco se reúne com governadores nesta terça para discutir dívida dos estados
Encontro está previsto para as 14h, na residência oficial da Presidência do Senado


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) receberá nesta terça-feira 26 governadores das regiões Sul e Sudeste para uma reunião sobre a renegociação de dívidas de estados com a União.
A reunião foi um pedido do governador do Paraná, Ratinho Júnior, presidente do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud)
O encontro está previsto para as 14h, na residência oficial da Presidência do Senado.
Pacheco tem enfatizado que o endividamento das unidades da Federação é “o maior problema federativo” que o Brasil enfrenta. Para ele, a solução não deve passar por medidas extremas para os estados.
“É muito importante que a gente chegue num acordo que seja bom para os dois lados. Isso passa pela rediscussão do indexador da dívida e por um programa de incentivo ao pagamento, sem sacrifício de servidores públicos e sem venda indiscriminada de ativos do estado”, disse Pacheco.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

União pagou R$ 1,22 bilhão de dívidas de estados em fevereiro
Por Agência Brasil
Após reunião com Lula, Castro recua e adia ação no STF por renegociação da dívida
Por CartaCapital