Política

Pacheco lê o requerimento da CPI do MEC, mas a investigação só deve começar após a eleição

A oposição pretende recorrer à Justiça para que os trabalhos sejam iniciados antes do prazo definido por líderes do Senado

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu nesta quarta-feira 6 o requerimento da CPI do MEC no plenário da Casa. As investigações, no entanto, deverão começar só após as eleições de outubro.

A leitura do documento em plenário faz parte do regimento do Congresso para a instalação de uma CPI. O rito só ocorreu após o acerto entre lideranças do Senado em uma reunião na terça-feira.

O documento foi o último de uma série de pedidos de instalação de CPIs registrados ao microfone por Pacheco. Ele leu as solicitações de abertura de comissões de inquéritos sobre queimadas na Amazônia, narcotráfico e obras públicas inacabadas.

Apesar de já poderem ser iniciadas, bastando que os partidos indiquem os membros das comissões, as investigações só deverão começar mesmo após o período eleitoral. A decisão por ‘adiar’ o princípio dos trabalhos foi tomada pela maioria dos líderes durante a reunião com Pacheco nesta terça, sob o argumento de que estarão envolvidos no pleito.

“Esperamos agora é a instalação imediata da CPI do MEC, porque essa é uma exigência que temos feito. Atendemos a todos os requisitos para uma CPI e, se essa instalação não ocorrer até o final do recesso parlamentar, muito provavelmente vamos entrar no Supremo pedindo a instalação imediata”, destacou o senador Humberto Costa (PT-PE) em conversa com CartaCapital logo após a leitura em plenário.

A oposição, conforme registrou o senador, pretende recorrer à Justiça para que os trabalhos sejam iniciados antes do prazo definido por Pacheco e outros líderes. A ideia é usar o mesmo artifício que deu início à CPI da Covid, no ano passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo