Política

Pacheco entrega a Aras representações criminais contra golpistas

Segundo o senador, não é justo que a sociedade ‘pague pelos danos causados por uma minoria extremista que pretendeu fazer um golpe’

Foto: Reprodução/TV Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entregou nesta sexta-feira 13 ao procurador-geral da República, Augusto Aras, representações criminais contra os golpistas que invadiram a sede do Legislativo e foram presos no último domingo 8.

Entre vidros estilhaçados, obras de arte e piso danificados, equipamentos quebrados e outras consequências, o Senado estima um prejuízo de até 4 milhões de reais na Casa.

Pacheco disse a Aras que ações de reparação de danos devem tramitar no juízo cível com a intermediação da Advocacia-Geral da União e da Advocacia do Senado. No âmbito penal, ponderou, é possível adotar medidas cautelares como o bloqueio de ativos e o sequestro de bens.

Segundo o senador, não é justo que a sociedade “pague pelos danos causados por uma minoria extremista que pretendeu fazer um golpe no País”.

Em resposta, Aras afirmou a Pacheco que o Ministério Público Federal cumprirá o seu dever e que os grupos de trabalho constituídos pelo órgão moverão até a terça-feira 17 uma ação contra os golpistas.

“Vamos nos debruçar com a rapidez e a confiança com que é preciso responder aos fatos. Nosso maior valor constitucional é a democracia”, disse o PGR.

44 pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Legislativa, 39 delas por policiais do Senado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo