Política

Pacheco critica PEC do Centrão sobre revisão de decisões do STF: ‘Não me parece razoável’

Presidente do Senado se reuniu com o presidente do tribunal, o ministro Luiz Fux

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira ser contrário à chamada “PEC do Centrão”, uma proposta apresentada na Câmara que, se aprovada, permitiria ao Congresso rever decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Pacheco, a medida é inconstitucional, e não é razoável. As declarações foram dadas após ter participado, com outros 11 senadores, de um café da manhã com o presidente do STF, ministro Luiz Fux.

— Mas não me parece razoável que uma decisão de uma corte Suprema possa ser revista por outro poder que não tem a atribuição de julgar casos concretos — disse Pacheco.

Ele afirmou respeitar as iniciativas legislativas dos parlamentares, cujo trabalho é justamente esse, mas destacou discordar da ideia.

— Qualquer tipo de instrumento que faça com que decisões judiciais possam ser revistas por outro poder é algo que parece sim ser inconstitucional. portanto, é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que nós respeitamos. Respeitamos o tempo da Câmara dos Deputados, mas eu não vejo no Senado Federal um ambiente para discussão de um tema dessa natureza.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo