Política

Pacheco convoca sessão do Congresso em busca de acordo sobre emendas

A solução passa por respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção, conforme termos firmados no STF

Pacheco convoca sessão do Congresso em busca de acordo sobre emendas
Pacheco convoca sessão do Congresso em busca de acordo sobre emendas
Pacheco e Lira não pagam a conta – Imagem: Zeca Ribeiro/Ag. Câmara
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou uma sessão conjunta do Congresso Nacional para a manhã desta quinta-feira 29, a fim de analisar as novas regras das emendas parlamentares.

O objetivo é aprovar um projeto de lei para contemplar os termos do acordo firmado entre Executivo, Legislativo e Judiciário em torno dos repasses.

O presidente Lula (PT) se reuniu com ministros e líderes do governo no Congresso para tratar do assunto nesta semana, mas um novo encontro deve ocorrer na noite desta quarta. Nos últimos dias, Pacheco tem debatido o assunto com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A solução passa por respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção.

Conforme o acordo costurado entre a cúpula dos Poderes, as chamadas “emendas Pix”, que permitiam a transferência direta de recursos públicos sem destinação específica para algum projeto ou programa, continuam, desde que observadas “a necessidade de identificação antecipada do objeto, a concessão de prioridade para obras inacabadas e a prestação de contas perante o TCU”. Elas são impositivas, ou seja, de pagamento obrigatório pelo governo.

No caso de emendas individuais comuns, os Poderes também decidiram pela manutenção e pela impositividade, mas com novas regras de transparência e rastreabilidade.

Já as emendas de bancada, também impositivas, devem ser “destinadas a projetos estruturantes em cada Estado e no Distrito Federal, de acordo com a definição da bancada, vedada a individualização”.

Por fim, as emendas de comissão devem ser “destinadas a projetos de interesse nacional ou regional, definidos de comum acordo entre Legislativo e Executivo, conforme procedimentos a serem estabelecidos em até dez dias”.

Outro ponto do acordo é que as emendas não podem crescer de um ano para o outro em proporção superior à elevação nas despesas discricionárias do Executivo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo