Política
Os vencedores das novas eleições para prefeito em 3 municípios de São Paulo
Os eleitos serão diplomados até 11 de julho
Os municípios paulistas de Mongaguá, Panorama e Bocaina escolheram novos prefeitos neste domingo 8 em eleições suplementares. O pleito ocorreu depois de a Justiça Eleitoral impugnar as candidaturas dos vencedores do ano passado.
Conforme o Tribunal Regional de São Paulo, a diplomação dos eleitos deve acontecer até 11 de julho.
Assumirão os cargos Teresa Wiazowski (PP), com o vice Julio Cezar de Carvalho Silva Santos (PDT), em Mongaguá; Caio Crepaldi (MDB), com o vice Japa Motos (MDM), em Bocaina; e Daniel Genova (PSB), com a vice Inês Francisca Chiararia (Republicanos), em Panorama.
Mongaguá
Teresa venceu a eleição de Mongaguá com 17.948 votos (66,33%) contra Rodrigo Biagioni (União). Ela é esposa de Paulo Wiazowski Filho, eleito prefeito em 2024, mas cuja candidatura foi indeferida pela Câmara Municipal devido à rejeição de suas contas de 2012, quando também era prefeito.
Bocaina
Em Bocaina, Crepaldi foi eleito com 2.547 votos (42,73%), vencendo Jonas Freitas Filho (PDT). A nova disputa ocorreu porque o candidato vencedor no ano passado, Moacir Donizete Gimenez, foi condenado por improbidade administrativa.
Panorama
Em Panorama, Daniel Genova conquistou 5.796 votos (81,88%), derrotando Giulio Cesar Pires (PL). Edson de Assis Maldonado venceu em 2024, mas foi condenado por falso testemunho e pela lei da ficha limpa.
(Com informações da Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TSE manda retotalizar votos e 7 deputados federais podem perder a cadeira
Por Wendal Carmo
TSE torna Luciano Hang, da Havan, inelegível por abuso de poder
Por Wendal Carmo
Com articulação de Cármen Lúcia, STF define lista só com mulheres para vaga no TSE
Por CartaCapital



