Política
Os recados de Renan Calheiros ao ser anunciado como relator da isenção do IR
O ex-presidente do Senado criticou a atuação dos deputados pelo uso da proposta como uma ferramenta para pressionar o governo Lula (PT)


Ao ser anunciado como relator no Senado do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais nesta terça-feira 7, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) deu uma série de recados à Câmara dos Deputados. O ex-presidente da Casa criticou a atuação dos deputados pelo uso da proposta como uma ferramenta para pressionar o governo Lula (PT).
“O Senado não vai abrir mão do cumprimento do seu papel, o que tiver que ser modificado vai ser modificado sim. Nós vamos fazer de tudo, no entanto, para que a matéria não volte para a Câmara dos Deputados. Porque lá na Câmara ela serviu, lamentavelmente, como um instrumento de chantagem e de pressão sobre o governo e até mesmo sobre a pauta do poder Legislativo“, disse.
Calheiros ainda criticou a votação da PEC da Blindagem, que foi aprovada na Câmara e enterrada no Senado antes mesmo de chegar ao plenário. “O que a sociedade quer, e nunca é demais chamar atenção para que o Parlamento caminhe sobre os temas que são debatidos na sociedade, é que se delibere os temas que são do seu interesse, como o imposto de renda”, completou.
O texto aprovado de forma unânime na Câmara prevê isenção total do IR para quem ganha até 5 mil reais, desconto progressivo até 7.350 reais, alíquota mínima de 10% para rendas acima de 1,2 milhão de reais e tributação de lucros e dividendos enviados ao exterior acima de 50 mil reais, além de mecanismos de compensação a municípios pelas perdas de arrecadação.
A expectativa é que a pauta avance e seja votada ainda neste mês, garantindo que a medida entre em vigor já no próximo ano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Renan Calheiros é anunciado como relator da isenção do IR no Senado
Por Vinícius Nunes
Quem são os 18 deputados que não votaram na ampliação da isenção do IR na Câmara
Por CartaCapital