Política
Os índices de aprovação a Lula entre os eleitores de São Paulo, segundo nova pesquisa AtlasIntel
O levantamento também monitorou o desempenho do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Ricardo Nunes; veja os resultados


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 45% dos eleitores da cidade de São Paulo e reprovado por 51%. Os resultados são da nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira 8.
Segundo o levantamento, só 4% dos entrevistados na cidade não souberam responder sobre o desempenho do petista no comando do governo federal.
Na segmentação divulgada pelo AtlasIntel, Lula tem bom desempenho no eleitorado feminino e nas faixas médias de idade. Nesses casos, o índice de aprovação do presidente salta para cerca de 53%.
Lula também registra percentuais positivos entre os eleitores que têm ensino superior e nas faixas mais baixas de renda. São 51,3% que aprovam o petista no primeiro grupo e 53,2% no segundo. Beneficiários do Bolsa Família também se destacam, com 50,8% de aprovação a Lula.
Por religião, Lula se sai melhor entre aqueles que não expressam fé católica ou evangélica, listados na pesquisa como ‘outras religiões’. O índice de aprovação, nesse caso, é de 62,5%. Entre ateus e agnósticos, o governo Lula é aprovado por 67%.
O pior desempenho registrado pelo petista é entre os evangélicos, quando a reprovação chega a 70,4% dos entrevistados. A marcação negativa supera 60% no eleitorado masculino, na faixa mais jovem de idade e entre os eleitores que concluíram apenas o ensino fundamental. Moradores de SP que ganham de 2 a 3 mil reais também indicam reprovação superior a 60% ao governo Lula.
Ainda em relação ao atual presidente, o levantamento do AtlasIntel mostrou que 34% dos eleitores de SP consideram Lula como um ‘bom ou ótimo’ líder de governo. Outros 41% indicam avaliação ‘ruim ou péssima’ para o petista. Para 24% dos entrevistados, o desempenho de Lula no comando do País é apenas ‘regular’.
Por fim, o AtlasIntel perguntou aos entrevistados sobre a imagem de Lula. Para 41% dos eleitores da cidade, ela é positiva. Há 55% que consideram que Lula tem uma imagem negativa na cidade. Apenas 5% não souberam responder.
Tarcísio e Nunes
A pesquisa ainda monitorou os mesmos temas para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e para o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). O ex-ministro tem resultados mais positivos, enquanto o emedebista amarga os piores índices.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) manobram para vender a Sabesp sem consultar a população. 48% dos paulistanos são contra a privatização.
Foto: Isadora de Leão Moreira/Governo do Estado de São Paulo
A aprovação, por exemplo, é de 50% para Tarcísio e de apenas 31% para Nunes. A reprovação, por sua vez, vai a 60% para o prefeito e é de 45% para o governador.
Nunes é considerado, segundo o levantamento, um prefeito ‘ruim ou péssimo’ pela maioria dos moradores da cidade. São 50% os que fazem essa afirmação. O emedebista é ‘bom ou ótimo’ para outros 19% e um prefeito ‘regular’ para 30%.
Já Tarcísio é avaliado como um ‘bom ou ótimo’ governador por 40% dos entrevistados. Outros 33% marcam a avaliação ‘ruim ou péssima’ para o ex-ministro bolsonarista. ‘Regular’ soma 27%.
Por fim, sobre a imagem dos dois políticos, Tarcísio repete o desempenho positivo, enquanto Nunes torna a amargar o resultado negativo.
São 48% os que têm visão positiva sobre o governador. Apenas 33% dizem o mesmo em relação ao prefeito, que é visto negativamente por 59% dos entrevistados.
O AtlasIntel entrevistou 2.037 moradores da cidade de São Paulo, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre 2 e 7 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios.
No recorte principal da pesquisa, que monitora o resultado eleitoral na cidade, o deputado Guilherme Boulos (PSOL) aparece com folga na liderança da disputa. O segundo lugar é ocupado por Ricardo Nunes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula edita MP que isenta de imposto de renda prêmios recebidos por medalhistas olímpicos
Por CartaCapital
TCU livra Lula de devolver relógio recebido em 2005 e abre brecha para Bolsonaro no caso das joias
Por Wendal Carmo
Salário mínimo: Governo Lula eleva projeção para R$ 1.509 em 2025
Por CartaCapital
‘Não quero constranger Lula’, diz Edmilson Rodrigues sobre alianças em Belém
Por Thais Reis Oliveira e Wendal Carmo