Política

Os índices de aprovação a Lula em São Paulo, Minas, Paraná e Goiás, segundo nova pesquisa Quaest

Paulistas e mineiros indicam maior aprovação ao governo do petista, enquanto goianos e paranaenses estão menos satisfeitos com a gestão

Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma nova rodada da pesquisa da consultoria Quaest, divulgada nesta quinta-feira 11, monitorou os índices de aprovação e reprovação ao governo Lula (PT) em quatro estados brasileiros. Eleitores de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná foram ouvidos, entre os dias 4 e 7 de abril, no levantamento e apontaram também a avaliação sobre o atual momento da gestão petista. Veja os números.

  • São Paulo

Em São Paulo, Lula é aprovado por 50% dos eleitores. A reprovação é de 48%. Apenas 2% não souberam ou não quiseram responder.

No estado, o governo federal soma 32% de avaliações positivas, tem 37% de avaliações negativas e é considerado regular por outros 29%. Novamente, 2% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa em SP ouviu 1.656 eleitores. A margem de erro, nesse recorte, é de 2,4 pontos percentuais.

  • Minas Gerais

Em Minas, o terceiro mandato de Lula é aprovado por 52% dos entrevistados. Outros 47% reprovam a atual gestão. 1% não soube ou não quis responder.

Na avaliação do trabalho, o governo petista tem a avaliação positiva de 34% dos eleitores mineiros. A negativa é 35%. Há também outros 30% que avaliam a atual gestão como regular.

Para MG, a margem de erro da pesquisa é levemente maior, sendo de 2,5 pontos percentuais. No estado, foram feitas 1.506 entrevistas.

  • Paraná

Lula tem 54% de reprovação no Paraná. A atual gestão soma apenas 44% de aprovação no estado do Sul do País. Há 2% que não responderam.

Na avaliação, o governo petista também aparece em desvantagem mais larga. São 41% os que avaliam a gestão como negativa e só 30% indicam avaliação positiva ao trabalho do governo. Outros 27% marcam a opção regular.

No Paraná, a margem de erro da pesquisa, que entrevistou 1.121 eleitores, é de 2,9 pontos percentuais.

  • Goiás

Por fim, a Quaest mostra, ainda, que Lula tem 49% de aprovação em Goiás e 50% de reprovação. Apenas 1% não soube ou não quis responder.

A avaliação, assim como no Paraná, é mais negativa (40%) do que positiva (32%). O grupo ‘regular’ soma 27%.

No estado, foram 1.127 entrevistas e a margem de erro estimada é de 2,9 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo