Política
Os favoritos para a sucessão de Caiado em Goiás, segundo nova pesquisa
O atual governador não poderá disputar novamente o cargo e tenta se cacifar como candidato da direita ao Planalto
O novo levantamento do instituto Real Time Big Data com eleitores de Goiás, divulgado nesta sexta-feira 5, mostra que a disputa pela sucessão de Ronaldo Caiado (União) no governo do estado não tem, ao menos neste momento, um franco favorito.
Segundo a pesquisa, Daniel Vilela (MDB), atual vice-governador, é o mais citado, mas a vantagem não é confortável, com intenção de voto levemente acima da margem de erro, de três pontos percentuais, no principal cenário monitorado.
O político só abre um pouco mais de distância em um cenário enxuto, com apenas dois adversários. No teste em que Vilela não aparece como opção, quem lidera é o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). A lista monitorada nesse último caso também menciona apenas dois adversários.
Veja os resultados:
Cenário 1
- Daniel Vilela (MDB) – 30%
- Marconi Perillo (PSDB) – 26%
- Wilder Moraes (PL) – 14%
- Adriana Accorsi (PT) – 12%
- Telêmaco Brandão (Novo) – 1%
- Nulo/Branco – 10%
- NS/NR – 7%
Cenário 2
- Daniel Vilela (MDB) – 32%
- Marconi Perillo (PSDB) – 29%
- Wilder Moraes (PL) – 14%
- José Eliton (PSB) – 5%
- Telêmaco Brandão (Novo) – 1%
- Nulo/Branco – 11%
- NS/NR – 8%
Cenário 3
- Daniel Vilela (MDB) – 38%
- Marconi Perillo (PSDB) – 30%
- José Eliton (PSB) – 7%
- Nulo/Branco – 12%
- NS/NR – 13%
Cenário 4
- Marconi Perillo (PSDB) – 32%
- Wilder Moraes (PL) – 23%
- José Eliton (PSB) – 8%
- Nulo/Branco – 14%
- NS/NR – 23%
A pesquisa entrevistou 1.200 eleitores goianos entre os dias 3 e 4 de dezembro.
Senado Federal
Os entrevistados também puderam apontar as intenções de voto para as duas cadeiras no Senado por Goiás. Confira os cenários:
Cenário 1
- Gracinha Caiado (União) – 30%
- Gustavo Gayer (PL) – 18%
- Gustavo Mendanha (PSD) – 9%
- Adriana Accorsi (PT) – 9%
- Major Victor Hugo (PL) – 8%
- Vanderlan Cardoso (PSD) – 6%
- Alexandre Baldy (PP) – 5%
- Zacharias Kalil (União) – 4%
- Jorge Kajuru (PSB) – 2%
- Iure Castro (Cidadania) – 1%
- Nulo/Branco – 4%
- NS/NR – 4%
Cenário 2
- Gracinha Caiado (União) – 34%
- Gustavo Gayer (PL) – 21%
- Adriana Accorsi (PT) – 13%
- Vanderlan Cardoso (PSD) – 10%
- Alexandre Baldy (PP) – 6%
- Iure Castro (Cidadania) – 2%
- Nulo/Branco – 7%
- NS/NR – 7%
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Jorginho, João Rodrigues e Décio Lima: a disputa pelo governo de SC, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Pesquisa monitora a disputa pelo Senado por Ceará; veja os resultados
Por CartaCapital
Pesquisa testa Carlos Bolsonaro, De Toni e Décio para o Senado por SC; veja o resultado
Por CartaCapital



