Política
Os detalhes da primeira visita de Lula a Santa Catarina neste terceiro mandato
O governador Jorginho Mello (PL), aliado de primeira ordem de Bolsonaro, optou, novamente, por não comparecer a um evento do governo federal; ausência de governadores da oposição tem incomodado o presidente


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre, nesta sexta-feira 9, agenda em Santa Catarina, marcada por dois eventos principais.
O primeiro compromisso é a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, a maior obra de infraestrutura rodoviária do Brasil, cuja conclusão está atrasada há 12 anos. Após a cerimônia, o presidente segue para Itajaí, no Litoral Norte, onde participará do lançamento do novo navio da Marinha, o primeiro construído no estado.
O Contorno Viário, quando finalizado, promete reduzir em até 1h20 o tempo de travessia pela região, desviando o tráfego pesado da BR-101, que cruza a área metropolitana de Florianópolis. Esta obra é vista como um alívio para o trânsito local, que sofre com congestionamentos frequentes, mas seu longo atraso tem sido alvo de críticas.
No segundo evento do dia, marcado para o meio-dia, Lula estará em Itajaí para o lançamento de uma das quatro fragatas que estão sendo produzidas em Santa Catarina. Esta cerimônia destaca a capacidade de construção naval do estado e reforça a importância estratégica da Marinha do Brasil.
Além de Lula, as cerimônias contarão com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.
Uma ausência importante será a do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que optou por participar de um encontro com governadores das regiões Sul e Sudeste, mantendo sua tradição de distanciamento em relação ao presidente Lula.
Jorginho é o único governador que não apareceu ao lado do presidente Lula em eventos públicos. Nem com seus auxiliares. Recentemente, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), foi ao estado inaugurar um viaduto na BR-470 sobre a BR-101. O governador não compareceu ao evento.
Essa visita marca também a primeira passagem de Lula por Santa Catarina durante seu atual mandato. A última vez que esteve no estado foi durante a campanha eleitoral de 2022.
Santa Catarina, conhecido como um dos maiores redutos bolsonaristas do País, deu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quase 70% dos votos nas últimas eleições, em contraste com os cerca de 30% obtidos por Lula.
Em julho deste ano, Lula chegou a planejar uma visita ao estado, mas desistiu. A viagem estava prevista para ocorrer pouco antes do encontro entre Bolsonaro e o presidente argentino, Javier Milei, em um evento conservador realizado em Balneário Camboriú.
Desde o início de seu mandato, Lula já visitou quase todos os estados brasileiros, com exceção do Acre, Goiás e Tocantins.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Desembargador proíbe Jorginho Mello de nomear o filho para a Casa Civil de SC
Por CartaCapital
PT aciona Justiça Eleitoral contra governador de Santa Catarina por banner do PL em residência oficial
Por CartaCapital
Ausência de governadores da oposição em cerimônias volta a incomodar Lula
Por CartaCapital