Política

Os cenários para o segundo turno em São Paulo, segundo pesquisa Atlas

Levantamento divulgado nesta quarta-feira monitorou seis possibilidades de disputa na cidade

Os cenários para o segundo turno em São Paulo, segundo pesquisa Atlas
Os cenários para o segundo turno em São Paulo, segundo pesquisa Atlas
Tabata Amaral, Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes. Fotos: Agência Câmara e Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O novo levantamento do instituto AtlasIntel, publicado nesta quarta-feira 11, monitora seis eventuais cenários de segundo turno na disputa eleitoral pela prefeitura de São Paulo.

No principal, disputado entre Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), os dois mais citados na pesquisa de primeiro turno, há uma divisão: 44,1% dos eleitores indicam voto no psolista e 43,2% apontam preferência pelo ex-coach. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Há, ainda, 12% de eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto se o cenário de segundo turno for o apresentado.

Outra disputa destacada se dá entre Boulos e Ricardo Nunes (MDB). O atual prefeito era, na pesquisa anterior, quem disputava a liderança com Boulos no principal cenário de primeiro turno. Agora, com o crescimento de Marçal, o emedebista aparece um pouco mais distante. Caso vá ao segundo turno com Boulos, porém, ele estaria em vantagem e obteria uma vitória por 45,7% a 38,5%. Neste cenário, há 13,6% de votos brancos ou nulos. Outros 2,2% estão indecisos.

Se Nunes e Marçal fossem os concorrentes, o atual prefeito também venceria. A vantagem, neste caso, é ainda maior: 19 pontos percentuais. Nunes somaria 48,2% e Marçal apenas 29,2%. Outros 21,7% dizem que anulariam o voto nesse confronto e 1% está indeciso.

Veja também os resultados dos outros três cenários pesquisados:

A pesquisa AtlasIntel contou com 2.200 respondentes, via Recrutamento Digital Aleatório, entre 5 e 10 de setembro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é SP-01125/2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo