Política

Os 10 maiores fracassos bolsonaristas nestas eleições

Listamos os principais aliados do ex-capitão – entre apoiadores e integrantes de seu círculo íntimo – que não triunfaram neste 2 de outubro

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

Ao menos dez nomes intimamente ligados a Jair Bolsonaro (PL) não conseguiram triunfar nestas eleições e protagonizaram os maiores fracassos da extrema-direita brasileira neste 2 de outubro. Os nomes vão desde familiares até blogueiros que defendiam com unhas e dentes o ex-capitão. CartaCapital listou dez das maiores derrotas do clã no pleito deste domingo.

Confira:

1) Ana Cristina Valle (ex-mulher de Bolsonaro)

Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro.
Foto: Reprodução

Usando o nome Cristina Bolsonaro nas urnas, Ana Cristina Siqueira Valle, a ex-mulher de Jair e mãe de Renan, protagonizou o terceiro fracasso eleitoral da sua carreira política e não foi eleita como deputada distrital do DF nas eleições deste domingo. Ela teve apenas 1.845 votos e sequer chegou perto de ser eleita.

2) Fabrício Queiroz (o articulador das rachadinhas)

Flávio Bolsonaro e o ex-assessor, ex-amigo, ex-morista e ex-policial Fabrício Queiroz (Foto: Reprodução)

Outra figura íntima do clã-Bolsonaro a concorrer a estas eleições era Fabrício Queiroz, suspeito de ser o articulador do esquema de rachadinhas nos gabinetes da família do ex-capitão. Ele disputava uma vaga de deputado estadual no Rio de Janeiro, mas teve apenas 6.701 votos.

3) Frederick Wassef (advogado de Bolsonaro)

Frederick Wassef, advogado da família do presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Pedro França/Agência Senado

O advogado da família de Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, disputou o cargo de deputado federal por São Paulo, mas não chegou a 4 mil votos.

4) Sergio Camargo (ex-presidente da Fundação Palmares)

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Twitter

Um dos membros da tropa de choque de Jair, Sérgio Camargo deixou a presidência da Fundação Palmares para se aventurar nas urnas com o apoio do ex-capitão. Assim como Wassef, buscava uma vaga na Câmara por São Paulo. Nas urnas, conseguiu apenas 13 mil votos.

5) Nise Yamaguchi (integrante do gabinete paralelo da Saúde)

A médica Nise Yamaguchi. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Tendo ganhado destaque durante a CPI da Covid por ser uma das porta-vozes do negacionismo de Bolsonaro, a médica Nise Yamaguchi foi outra bolsonarista derrotada nas urnas em SP. Ela conseguiu 36.690 votos, mas sequer alcançou números para ser listada como suplente do PROS.

6) Léo Índio (primo e ex-assessor do clã-Bolsonaro)

O sobrinho do presidente Jair Bolsonaro, Leo Índio. Foto: Reprodução/Instagram

Com a alcunha de Léo Índio Bolsonaro, o primo dos três filhos mais velhos do ex-capitão também não alcançou votos suficientes para se eleger como deputado distrital no DF. Ele é ex-assessor do clã-Bolsonaro e nome próximo da família, mas reuniu apenas 1.801 votos.

7) Fabiano (intérprete do Bolsonaro)

O intérprete de libras Fabiano Guimarães ao lado de Jair Bolsonaro em evento oficial.
Foto: Reprodução

O intérprete de libras do ex-capitão, Fabiano Guimarães da Rocha, que é famoso por participar das lives de Bolsonaro, conseguiu apenas 7 mil votos na disputa pela vaga na Câmara dos Deputados.

8) Max Guilherme (assessor de Bolsonaro)

Ex-segurança de Bolsonaro, Max Guilherme.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Promovido de segurança para o cargo de assessor direto do presidente, Max Guilherme tentou surfar na onda e até usar o nome de Bolsonaro nas urnas, mas foi barrado pela Justiça. Ainda assim, recebeu o apoio do ex-capitão pedindo votos. O resultado da empreitada, no entanto, ficou bem aquém do esperado pelo clã e Max alcançou apenas 9 mil votos na disputa pela Câmara dos Deputados.

9) Adrilles Jorge (comentarista bolsonarista)

Adrilles Jorge Foto: Reprodução/Jovem Pan News

Figura cativa na programação da Jovem Pan, Adrilles Jorge também fracassou na sua tentativa de chegar a Brasília neste domingo. Nas urnas, somou 91.485 votos e não conseguiu sequer o posto de suplente no PTB.

10) Douglas Garcia (amigo de Tarcísio Freitas)

Foto: Reprodução

Um dos poucos eleitos em 2018 a não romper com o ex-capitão, Garcia é um dos mais vocais brancaleone do bolsonarismo nas redes sociais. Figurinha carimbada na campanha de Tarcísio e nas passagens de Bolsonaro por São Paulo, o deputado estadual Douglas Garcia não conseguiu alcançar seu objetivo de ser eleito como deputado federal.

Apesar da carreira política marcada por episódios polêmicos e ofensivos, ele teve apenas 25.549 votos neste domingo.

Bônus:

Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara)

O Ex-deputado Eduardo Cunha. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um pouco mais distante do clã, mas tentando surfar na onda do bolsonarismo e do antipetismo, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha foi outro membro da extrema-direita a não ser eleito. O ex-deputado recém-saído da prisão mudou seu domicílio eleitoral do Rio de Janeiro para São Paulo, mas a manobra só foi suficiente para somar 5 mil votos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo