Política

Oposição vai pedir a cassação de deputado bolsonarista preso

Daniel Silveira foi detido em flagrante pela Polícia Federal após divulgar um vídeo com discurso de ódio contra os integrantes do STF

Foto: reprodução
Apoie Siga-nos no

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), afirmou que os partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro vão pedir a cassação do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi preso na terça-feira 16 após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A Câmara decide hoje se mantém a determinação do magistrado.

“O desrespeito à Constituição tem que ser cobrado. O deputado precisa responder legalmente e também na Comissão de Ética da Casa”, disse Verri nesta quarta-feira 17 em conversa com CartaCapital.

“As declarações ferem a Constituição e são antidemocráticas. Nós entendemos que a prisão foi correta e vamos, juntos com partidos de oposição, entrar com pedido de cassação”, acrescentou.

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) reforçou a posição. “O deputado buscou essa exposição. Temos é que cassar o mandato. Só assim terá prejuízo político real. Sobram motivos. Ele sempre ameaça atirar na esquerda”, escreveu em uma rede social.

Silveira foi preso em flagrante pela Polícia Federal, depois de divulgar um vídeo com discurso de ódio contra os integrantes do STF.

Moraes, que expediu o mandado de prisão, entrou em contato com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), logo depois de assinar a decisão.

Pelo Twitter, Lira disse que o episódio será administrado com respeito à opinião da maioria da Casa.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), primeiro vice-presidente da Câmara, afirmou que as declarações de Daniel são reprováveis, mas que é preciso haver um debate técnico sobre o flagrante.

Após a prisão, deputados bolsonaristas atacaram o ministro Alexandre. Em uma rede social, Carlos Jordy chegou a chamar o magistrado de vagabundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.