Política

Oposição pede CPI da Lava Jato. Moro e Dallagnol irão ao Senado

Moro e Deltan vão prestar esclarecimentos sobre o ‘Vaza Jato’, e oposição vai pressionar por saída do ministro

Foto: Isaac Amorim/MJSP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro irá comparecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, juntamente ao procurador da República, Deltan Dallagnol, para prestar esclarecimentos sobre o conteúdo do vazamento de mensagens entre ambos e outros membros da força-tarefa da Lava Jato, sediada em Curitiba. A data marcada para a ida foi o dia 19 de junho.

A líder do governo na Câmara, Joice Hasselmann, já havia afirmado que estava articulando a presença ‘espontânea’ de Moro na CCJ do Senado e da Câmara. Quem confirmou o comparecimento foi o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na sessão conjunta do Plenário desta terça-feira 11.

A oposição, após reunião nesta terça, decidiu que vai pressionar pela saída do ministro. Em nota divulgada, os partidos da oposição afirmaram que vão pedir por uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar as condutas dos magistrados e membros da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

“Os partidos de oposição entendem que o combate à corrupção é medida indispensável para a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento do Brasil. Ainda assim é intolerável que juízes e procuradores mantenham uma relação promíscua que resvala para a degeneração institucional.”, diz o texto. PT, PCdoB, PSOL, PDT, PSB e PCB assinaram o documento.

*Errata: havíamos informado o dia 15 de junho. Moro irá ao Senado no dia 19.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo