Política

Oposição pede convocação de Moro para explicar torturas no Pará

Parlamentares argumentam que o ministro da Justiça desdenhou de ação do MPF sobre agressões em penitenciárias

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. (Foto: Isaac Amorim/MJSP)
Apoie Siga-nos no

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), apresentou um requerimento nesta terça-feira 8 em que convoca o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para esclarecer as torturas entre presidiários no estado do Pará. As agressões foram alvo de ação do Ministério Público Federal (MPF).

Molon assina o requerimento junto ao deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA). No texto, os parlamentares pedem que Moro compareça à Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O pedido decorre de relatos divulgados pelo jornal O Globo que envolvem práticas como empalhamento e perfuração dos pés de presidiários com pregos.

“Apesar das graves denúncias, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, se manifestou de forma desrespeitosa e procurou desqualificar a investigação realizada pelo Ministério Público”, diz o documento. “Diante desta postura inaceitável para um ministro de estado da Justiça, faz-se necessário que o ministro venha à Casa do Povo para se explicar sobre quais providências estão sendo tomadas para averiguar estas denúncias e sanar imediatamente qualquer ato de tortura cometido pelo estado brasileiro.”

Molon também foi às redes sociais para condenar a resposta de Moro aos casos investigados pelo MP.

“É muito grave que o ministro da Justiça confunda disciplina com tortura! Ele trata a ação do Ministério Público Federal com desdém. Queremos que o ministro preste esclarecimentos à Câmara sobre os casos de tortura denunciados em presídios do Pará”, publicou.

Em entrevista à TV Globo, Moro questionou a ação da Justiça Federal do Pará, que acatou, em 2 de outubro, o pedido de 17 procuradores para afastar o agente penitenciário Maycon Cesar Rottava do cargo de coordenador da força-tarefa do estado.

“Durante muito tempo, no Brasil inteiro, acostumou-se com uma situação de quase caos nos presídios. E sempre quando há uma ação mais enérgica do estado, há, naturalmente, reclamação dos presos”, disse o ministro.

Também questionado, nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chamou de “besteira” a denúncia do MPF sobre os casos de tortura nas penitenciárias paraenses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo