Política

Oposição inicia ofensiva policial às vésperas de votação do impeachment

Uma das representações pede abertura de inquérito e medida cautelar para busca e apreensão no hotel onde Lula está hospedado

Apoie Siga-nos no

A menos de 24 horas da votação do impeachment, partidos da oposição, capitaneados pelo PSDB e pelo DEM, iniciaram uma ofensiva na Polícia Federal e no Ministério Público Federal contra a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e governadores que manifestaram apoio ao Planalto no processo.

São ao menos quatro pedidos de investigação, que tratam da suposta distribuição de cargos em troca de votos, da doação de terras da União ao estado do Amapá, do bloqueio de rodovias pelo MST, além de uma representação junto à Procuradoria da República no Distrito Federal, solicitando a abertura de inquérito policial e a decretação de medida cautelar de busca e apreensão de provas no hotel onde Lula está hospedado.

A oposição acusa o ex-presidente de oferecer cargos e vantagens indevidas a deputados em troca de votos contra o impeachment. “Fizemos uma representação junto ao Ministério Público Federal do Distrito Federal por inúmeras denúncias, muitas delas publicadas pela imprensa nacional, de atitudes não republicanas promovidas e capitaneadas pelo ex-presidente Lula, que está instalado num hotel em Brasília. Por conta disso, além da instalação do inquérito, pedimos também a busca e apreensão para a coleta de provas”, diz o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy.

Na avaliação do deputado petista Paulo Teixeira, vice-líder do governo, a iniciativa demonstra o “desespero da oposição” diante da “perspectiva de derrota” na votação do domingo 17. Para o colega Pepe Vargas, ex-ministro dos Direitos Humanos, não há nada irregular nas negociações com aliados.

“A presidenta Dilma é uma chefe de governo. Ela tem a prerrogativa, o direito e, eu diria até, a obrigação de montar o seu governo”, diz Vargas. “Quem não tem legitimidade para chamar pessoas no Palácio Jaburu e oferecer cargos no governo é o senhor Michel Temer, que não foi eleito presidente da República e está lá fazendo isso. Obviamente que as conversas de Temer não tratam de flores ou poesia. Ele está lá oferecendo cargos, na tentativa de montar um governo que não existe”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar