Política

Oposição entrega a Pacheco pedido de impeachment contra Moraes

A saída do ministro foi a principal pauta defendida na manifestação de 7 de Setembro encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro

Oposição entrega a Pacheco pedido de impeachment contra Moraes
Oposição entrega a Pacheco pedido de impeachment contra Moraes
Senadores e deputados de oposição entregaram o protocolo do pedido de abertura de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Senadores apresentaram nesta segunda-feira 9 ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes por suposto crime de responsabilidade.

O texto é assinado por deputados. Senadores da oposição optaram por não assinar o documento, já que cabe unicamente à Casa Alta analisar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo, mas manifestaram apoio.

“A partir deste momento, começa a tramitar no âmbito Senado Federal o pedido de abertura de processo de impeachment contra um ministro do Supremo Tribunal Federal por crime de responsabilidade”, disse o senador Marcos Rogério (PL-RO), líder da Oposição no Senado.

Também participaram da entrega os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE), Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES), Jaime Bagatolli (PL-RO), entre outros parlamentares.

O impeachment de Moraes foi a principal pauta defendida na manifestação de 7 de Setembro encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A oposição tem acusado o ministro de cometer abusos em suas decisões.

Em agosto, Pacheco chegou a dizer que “pressões” para pautar um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes não surtiriam efeito.

“Obviamente, a Justiça tem de agir dentro de limites”, prosseguiu. “Eu, inclusive, defendi e aprovei uma PEC que limita decisões monocráticas do STF. É incrível que esses mesmos que agora pedem o impeachment de ministros se calaram durante oito meses após a aprovação dessa PEC, como se não estivessem buscando a solução do problema, mas apenas a lacração nas redes sociais“, defendeu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo