Política

Onyx Lorenzoni é convocado para explicar decreto de armas na CCJ

O ministro da Casa Civil terá 30 dias para se apresentar à Comissão. Falta de lideranças do governo na sessão é criticada

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi convocado para prestar explicações sobre a flexibilização no porte e posse de armas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em decisão da sessão desta terça-feira 28.

O ministro tem até 30 dias para comparecer à CCJ, onde será questionado pelos deputados sobre o Decreto 9785/19, que altera pontos importantes sobre a Lei do Desarmamento – o que põe em xeque a legalidade do projeto.

O autor do requerimento, o deputado Aliel Machado (PSB-PR), diz que decidiu convocar Lorenzoni por considerar que o governo fez um ‘atropelo’ dentro do próprio governo para a aprovação do decreto.

Kim Kataguiri (DEM-SP) esteve no papel de defender o ministro, que é do mesmo partido, mas disse que “foi pego de sopetão” com a convocação, e precisou fazer o papel de liderança do governo.

Kataguiri ainda disse que foi “amadorismo e falta de competência” não ter um líder ou vice líder presente na Comissão. “Nem titular da Comissão eu sou, eu fui pego de sopetão, cumprindo um papel que me foi delegado pelo partido em nome de um colega”, disse, já que Lorenzoni é filiado ao Democratas.

Felipe Francischini (PSL-PR), presidente da CCJ, também criticou a falta de articulação do governo para posicionar-se na sessão mesmo após o pedido de Machado ter sido concretizado.

“Só achei estranho que ninguém entrou em contato com a comissão ou com autor do requerimento. Não estou entendendo o papel que o senhor está fazendo aqui hoje”, disse Francischini ao deputado Kataguiri.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo