Política

Onde está Skaf?

26 vice-presidentes, três diretores-secretários, três diretores financeiros, 90 diretores, eis a máquina enxuta da Fiesp

A diretoria da Fiesp
Apoie Siga-nos no

A foto é uma piada pronta. Está no site da Fiesp, a poderosa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, ora engajada na campanha do presidente Paulo Skaf (PMDB) a governador e em disputas jurídicas contra aumentos municipais do IPTU no Estado de São Paulo afora. O internauta chegará à imagem em questão ao clicar no ícone “Sobre a Fiesp”, na página principal da associação de empresários.

Vale dar uma olhada no subitem “Diretoria da Fiesp 2011/2015”. Confira ali a incrível máquina montada para a distribuição de cargos. São 26 vice-presidentes, três diretores-secretários, três diretores financeiros, 90 diretores sem mais. Lembra o comitê central do Partido Comunista norte-coreano, anota um colega ao mirar a tela do computador. Montado neste transbordante aparelhamento, Skaf dirá na campanha que o governo paulista precisa ser mais enxuto e eficiente.

A federação está evidente e lamentavelmente a serviço da campanha de Skaf. Desde janeiro, três jornalistas graúdos compõem a sua assessoria de comunicação. Na página da internet constata-se o uso indevido: repleta de imagens e textos publicitários, a página da Fiesp é como o site de um partido. O presidente da Fiesp aparece como a principal personagem de várias “notícias”, a entregar obras e distribuir outras benesses.

Perguntada a respeito da remuneração da numerosa diretoria (além do cartão inscrito Diretor da Fiesp, que dizem valer mais que muito cartão de crédito), a assessoria de comunicação informa que eles não são remunerados, mas “atuam de forma voluntária”. É compreensível.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo