Política

Omar Aziz cobra ação de órgãos de controle após relatório da CPI da Covid

A Procuradoria-Geral da República, por exemplo, é responsável por investigar o presidente Jair Bolsonaro em caso de crimes comuns

Omar Aziz cobra ação de órgãos de controle após relatório da CPI da Covid
Omar Aziz cobra ação de órgãos de controle após relatório da CPI da Covid
O senador Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid Omar Aziz (PSD-AM), cobrou nesta terça-feira 26, uma ação de órgãos de controle após a conclusão dos trabalhos da comissão. A Procuradoria-Geral da República (PGR), por exemplo, é responsável por investigar o presidente Jair Bolsonaro em caso de crimes comuns.

Os senadores devem pressionar a PGR a avançar nas investigações contra Bolsonaro. O parecer será entregue ao procurador-geral da República, Augusto Aras, na quarta-feira, 27. “Os fatos são maiores do que qualquer argumento que possa se escrever. São provas que foram dadas à população brasileira. Se você quiser, tem 50 mil, 60 mil brasileiros como testemunhas dessas provas que estão no relatório”, disse Aziz.

O relatório da CPI, apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), pede o indiciamento de Bolsonaro por sete crimes comuns, três crimes contra a humanidade e dois crimes de responsabilidade. O parecer deve terminar com 78 indiciados, entre pessoas físicas e empresas.

Nesta terça, a CPI aprovou a quebra do sigilo das redes sociais de Bolsonaro após o presidente vincular a vacina contra a covid-19 ao risco de contaminação pela aids. A declaração também foi incluída no relatório final da CPI.

“A Presidência é uma instituição. A Presidência não é um cargo de boteco em que você fala o que quer tomando uma cerveja, comendo um churrasquinho. O presidente da República se reporta ao povo brasileiro baseado em um estudo que não tem cabimento nenhum e fala uma coisa dessas quando estamos implorando para a população se vacinar”, disse Aziz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo