Política

Observatório da Democracia deve sair do papel no final do mês

Fundações do PT, PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Solidariedade e Pros reunirão corpo técnico para monitorar a analisar governo Bolsonaro

Manifestação no Rio de Janeiro pela Democracia. Tânia Rêgo/Agência Brasil. Manifestação no Rio de Janeiro pela Democracia.
Apoie Siga-nos no

Sairá do papel neste mês a criação de um observatório de políticas governamentais idealizado pelas fundações dos partidos de esquerda e progressista no final do ano passado, após a vitória de Jair Bolsonaro na Presidência. O lançamento está marcado para o dia 31, em Brasília, e contará com a participação da Fundação Perseu Abramo, do PT, da Fundação Lauro Campo, do PSOL e de outros organismos ligados ao PCdoB, PDT, PSB, Solidariedade e Pros.

Um reunião entre os representantes das instituições ligas as legendas está marcada para amanhã. Até agora, cinco eixos centrais estão definidos e deve se chamar Observatório da Democracia. O objetivo da entidade é reunir um corpo técnicos e especialista que poderão, a partir do monitoramento do governo Bolsonaro, promover diagnósticos sobre o impacto das medidas propostas e realizadas pela nova gestão.

Entre os temas caros e que mais afetam a sociedade estão a situação econômica do País, a política indígena que vem sendo altera desde que o presidente tomou posse e as questões referentes a comunidade LGBT. Segundo Marcio Pochmann, presidente da Perseu Abramo, o material produzido no observatório servirá de matéria-prima para parlamentares e sociedade civil desenvolverem projetos e políticas públicas condizentes com um avanço social comuns aos partidos integrantes do projeto.

Na segunda-feira, Pochmann se reuniu com parlamentares do PT e lideranças do Instituo Lula para apresentar um relatório que tratou do novo governo e debateu propostas de ações que deputados federais e senadores no Congresso.

Leia também: PSOL, PT e PSB se reúnem e discutem candidatura única para a Câmara

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo