Política

O tamanho do ato bolsonarista no 7 de Setembro na Paulista, segundo a USP

Com a margem de erro de 12%, o cálculo aponta um público, no momento de pico, entre 37,1 mil e 47,3 mil participantes

O tamanho do ato bolsonarista no 7 de Setembro na Paulista, segundo a USP
O tamanho do ato bolsonarista no 7 de Setembro na Paulista, segundo a USP
Ato bolsonarista na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O ato convocado por lideranças bolsonaristas no feriado de 7 de Setembro reuniu 42,2 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, segundo uma estimativa do Monitor do Debate Político, formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo.

Esse número representa uma queda de 7% em comparação com 2024. No ato do ano passado, que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a USP contabilizou 45,4 mil pessoas presentes.

Com a margem de erro de 12%, o cálculo aponta um público, no momento de pico, entre 37,1 mil e 47,3 mil participantes. A contagem foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.

Para chegar ao número da multidão, foi utilizado o método Point to Point Network (P2PNet), desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião, na China e da empresa Tencent.

A direção-geral do Monitor do Debate Político é dos pesquisadores da USP Márcio Moretto e Pablo Ortellado.

Protesto da esquerda

O ato organizado por lideranças políticas de esquerda, centrais sindicais e outras entidades em São Paulo neste 7 de Setembro reuniu aproximadamente 8,8 mil pessoas, segundo a USP.

Ato da esquerda em São Paulo em 7 de Setembro de 2025. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A contagem ocorreu no momento de pico, às 11h11, a partir de fotos aéreas analisadas com um software de inteligência artificial. O erro percentual absoluto médio na contagem é de 12% — portanto, estavam presentes entre 7.704 e 9.086 pessoas.

O ato ocorreu na Praça da República, centro da capital paulista, e ocupou uma avenida próxima. Manifestantes carregavam bandeiras e faixas em favor da soberania popular e de pautas ligadas aos trabalhadores, como o fim da escala 6×1, a isenção do Imposto de Renda para os que recebem até 5 mil reais e a taxação progressiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo